quinta-feira, 3 de março de 2011

Prefeito Carlos Augusto reúne equipe para acertar últimos detalhes do Carnaval

Secretarias municipais de Rio das Ostras trabalharão em parceria
para garantir  segurança e tranquilidade durante os dias de festa

Está tudo pronto para o Carnaval de Rio das Ostras. Com o objetivo de realizar uma festa tranquila, alegre e segura, o prefeito Carlos Augusto reuniu os secretários municipais para consolidar estratégias e garantir a ordem e eficiência dos serviços públicos. Além disso, o chefe do Executivo já solicitou ao Comando da Polícia Militar o reforço de mais 80 homens para a semana do Carnaval, quando Rio das Ostras receberá cerca de 150 mil pessoas.
“A Administração Municipal está de plantão para que o Carnaval de Rio das Ostras continue sendo reconhecido como um dos melhores e mais seguros do Estado. Queremos que as famílias possam aproveitar nossa programação com tranquilidade e alegria”, disse o prefeito Carlos Augusto.

SEGURANÇA –A Guarda Municipal trabalhará com todo efetivo nas ruas, fiscalizando a orla e o trânsito, incluindo também os agentes dos departamentos de Defesa Civil e de Proteção Ambiental.
O fechamento de ruas com o objetivo de manter a ordem e segurança dos foliões começará na madrugada desta sexta-feira, dia 4. As orlas do Centro e de Costazul ficarão fechadas durante todo o Carnaval. Também será intensificado o controle do volume do som dos veículos, com fiscalização 24 horas.
A Coordenação Municipal de Fiscalização vai trabalhar durante todos os dias, das 8h às 2h e disponibilizou um telefone para denúncias e reclamações que funcionará durante as festividades – (22) 9975-8960.

SAÚDE – Para garantir o pronto atendimento, a Secretaria de Saúde também fez uma programação especial. Desde o início do Verão, foi feito uma otimização do trabalho de pronto-atendimento nas unidades.
Durante o Carnaval, Rio das Ostras contará com ambulâncias em lugares estratégicos da cidade, com maior concentração de público, para facilitar o atendimento de emergência.
Serão distribuídas 200 mil camisinhas pelos profissionais do Programa de Controle das DST/AIDS com o apoio das equipes da Vigilância em Saúde, que também fazem um trabalho de orientação contra a Dengue.

OUTROS SERVIÇOS – Também estarão trabalhando em sistema diferenciado de plantões as Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, responsável pela limpeza pública e coleta de lixo; a de Serviços Públicos e a de Urbanismo e Obras para manter o serviços em dia e atender a qualquer situação de emergência.

PROGRAMAÇÃO VARIADA - Shows, bailes, lambaeróbica e desfile de mais de 15 blocos, no Centro e em Costazul animarão a cidade.

A abertura oficial do Carnaval acontece nesta sexta-feira, dia 4 de março, às 16h, com ensaio geral do Bloco Siri com Cãibra na Praia do Centro. O Blocana também dá o pontapé na folia em Costazul, a partir das 20h. Os desfiles acontecerão todos os dias em diversos horários.
Quem gosta de baile, vai poder curtir o som do DJ Rogerinho todas as noites, de sábado a terça, na Praça São Pedro, no Centro. E quem prefere show, também terá programação diária, de sexta-feira dia 4 a terça-feira, 8, com bandas regionais no Camping de Costazul. Todas as atrações têm entrada franca.
A programação não ficará concentrada somente nas orlas. As localidades de Rocha Leão, Cantagalo e Praiamar também contarão com desfile de blocos e shows. Na Lagoa de Iriry vai rolar lambaeróbica todos os dias das 11h às 17h.
A programação completa está disponível no site da prefeiturawww.riodasostras.rj.gov.br


Nenhum comentário:

NOTÍCIAS

O Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP) elaborou um parecer sobre o papel do município na segurança pública.
- são vários ítens, informaremos aos poucos.
Por deliberação da Sessão Plenária deste Conselho, apresenta-se a seguir um parecer sobre o Papel do Município na Segurança fruto do debate nacional realizado nestes últimos anos e, em especial, intensificado com a Implementação do Programa Nacional de Segurança Pública ( PRONASCI) e através da realização das diversas etapas da Conferência Nacional de Segurança Pública que mobilizou mais de 500 mil pessoas em nosso país, ao longo do ano de 2009.
- A política de segurança pública depende muito das ações dos governos locais, ou seja, os municípios estão aptos, juntamente com os Estados e o Governo Federal para atuarem permanentemente na prevenção da violência, por meio de políticas públicas sociais e urbanas;
- Considera-se que a Administração Municipal interfere de forma direta e sensível nas condições de vida da população;
- Cabem aos municípios a normatização e, com apoio dos órgãos policiais, a fiscalização de posturas relativas ao ordenamento e uso e ocupação do espaço urbano que influi direta ou indiretamente com a segurança nas cidades e contribui para a prevenção de determinados delitos;
- Para exercitar o seu papel na segurança pública, considera-se fundamental a existência de um órgão gestor de primeiro escalão da política municipal de segurança urbana com atribuições de coordenação e articulação das ações de prevenção da violência e da criminalidade com envolvimento direto do Prefeito Municipal;
- A inclusão dos Municípios no setor de segurança pública amplia a concertação federativa nesta política específica e coloca a prevenção, complementarmente às ações de repressão qualificada, como referência estratégica na implementação da política nacional de segurança pública, que está sendo construída. Nessa perspectiva, a constituição e a consolidação dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipais são também fundamentais, como estrurturas institucionais que favorecem a integração e a gestão compartilhada entre o três níveis de governo;
- O foco da atuação do município deve ser a prevenção a violência, sem prejuízo de desenvolver ações de controle e fiscalização dos espaços públicos, assim como ações de recuperação de espaços públicos e promoção de direitos das pessoas;
- Recomendação de que os municípios implantem os Gabinetes de Gestão Integrada (GGI-M) como instâncias de articulação entre os entes federados;
- INSERIR NO CURRÍCULO E NO CALENDÁRIO ESCOLAR EM TODOS OS SISTEMAS DE ENSINO: Semana de Prevenção a sinistro; aulas de primeiros socorros; temas afetos à Defesa Civil, à Educação para o Trânsito, à pessoa com deficiência, à Educação Ambiental e à Segurança Pública;
* em breve, maiores informações neste Blog.