segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Legislativo de Rio das Ostras solicita ao Detro solução para vans

Proibição do Detro que impede as vans de transitarem no limite entre Rio das Ostras e Macaé prejudica população
O vice-presidente do Detro irá confirmar a data da visita até o fim deste mês.
Os municípios de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu se reuniram com o vice-presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Alcino Rodrigues de Carvalho, no Rio de Janeiro, para tratar sobre as questões das vans que estão proibidas de transitar no limite de Rio das Ostras e Macaé. O vice-presidente do Detro que já havia sido convidado para conhecer a realidade do trecho, que compreende os dois municípios, irá confirmar a data da visita até o fim deste mês.
 “As vans não podem atravessar os limites de Macaé para Rio das Ostras e de Rio das Ostras para Macaé, fazendo com que trabalhadores fiquem expostos ao tempo, sob sol ou chuva e tenham que caminhar 600 metros entre o ponto final das vans e o terminal que fica em Macaé. É uma situação desnecessária. Pedimos ao Detro que, em nome da segurança desses trabalhadores, resolva essa situação”.




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NOTÍCIAS

O Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP) elaborou um parecer sobre o papel do município na segurança pública.
- são vários ítens, informaremos aos poucos.
Por deliberação da Sessão Plenária deste Conselho, apresenta-se a seguir um parecer sobre o Papel do Município na Segurança fruto do debate nacional realizado nestes últimos anos e, em especial, intensificado com a Implementação do Programa Nacional de Segurança Pública ( PRONASCI) e através da realização das diversas etapas da Conferência Nacional de Segurança Pública que mobilizou mais de 500 mil pessoas em nosso país, ao longo do ano de 2009.
- A política de segurança pública depende muito das ações dos governos locais, ou seja, os municípios estão aptos, juntamente com os Estados e o Governo Federal para atuarem permanentemente na prevenção da violência, por meio de políticas públicas sociais e urbanas;
- Considera-se que a Administração Municipal interfere de forma direta e sensível nas condições de vida da população;
- Cabem aos municípios a normatização e, com apoio dos órgãos policiais, a fiscalização de posturas relativas ao ordenamento e uso e ocupação do espaço urbano que influi direta ou indiretamente com a segurança nas cidades e contribui para a prevenção de determinados delitos;
- Para exercitar o seu papel na segurança pública, considera-se fundamental a existência de um órgão gestor de primeiro escalão da política municipal de segurança urbana com atribuições de coordenação e articulação das ações de prevenção da violência e da criminalidade com envolvimento direto do Prefeito Municipal;
- A inclusão dos Municípios no setor de segurança pública amplia a concertação federativa nesta política específica e coloca a prevenção, complementarmente às ações de repressão qualificada, como referência estratégica na implementação da política nacional de segurança pública, que está sendo construída. Nessa perspectiva, a constituição e a consolidação dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipais são também fundamentais, como estrurturas institucionais que favorecem a integração e a gestão compartilhada entre o três níveis de governo;
- O foco da atuação do município deve ser a prevenção a violência, sem prejuízo de desenvolver ações de controle e fiscalização dos espaços públicos, assim como ações de recuperação de espaços públicos e promoção de direitos das pessoas;
- Recomendação de que os municípios implantem os Gabinetes de Gestão Integrada (GGI-M) como instâncias de articulação entre os entes federados;
- INSERIR NO CURRÍCULO E NO CALENDÁRIO ESCOLAR EM TODOS OS SISTEMAS DE ENSINO: Semana de Prevenção a sinistro; aulas de primeiros socorros; temas afetos à Defesa Civil, à Educação para o Trânsito, à pessoa com deficiência, à Educação Ambiental e à Segurança Pública;
* em breve, maiores informações neste Blog.