terça-feira, 31 de maio de 2011

Secretário Estadual destaca apoio da Prefeitura para trazer UPA para Rio das Ostras

Secretário Estadual destaca apoio da Prefeitura para trazer UPA para Rio das Ostras

Prefeito Carlos Augusto confirmou a doação do terreno e anunciou mais obras em parceria com o Governo do Estado

         Atendendo à solicitação do prefeito Carlos Augusto ao governador Sérgio Cabral, o secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, esteve nesta segunda-feira, 30, em Rio das Ostras, para escolher o local de construção da UPA 24 horas- Unidade de Pronto Atendimento, que deve começar a funcionar em dezembro deste ano. Em reunião com o prefeito, Sérgio Côrtes destacou a importância da parceria com a Prefeitura para a instalação da Unidade: “A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura é estratégica para a criação da UPA e temos encontrado todo apoio do prefeito Carlos Augusto para que isso aconteça”, completou o secretário estadual.
         O prefeito Carlos Augusto confirmou a doação do terreno e levou o secretário Estadual de Saúde para conhecer as áreas onde a unidade poderia ser instalada.  Foi escolhido um terreno no início da estrada da Califórnia, no Village Rio das Ostras.
         “Estamos oferecendo todo o apoio ao Governo do Estado, doando o terreno e trabalhando para que a UPA comece a funcionar ainda este ano”, disse o prefeito Carlos Augusto.
         A área escolhida para a UPA tem 2.200 m2 e fica entre as localidades de grande crescimento populacional. “A localização do terreno é estratégica porque fica próximo a áreas bem populosas da cidade, como Âncora, Jardim Mariléa e ainda está no caminho para Cantagalo, atendendo à área rural”, opinou o prefeito.
         O secretário municipal de Saúde, Sérgio Manhães, esteve presente ao encontro e elogiou a parceria entre Prefeitura e Estado. “A UPA será importante para reduzir os atendimentos no Pronto-Socorro e vem se somar a nossa rede municipal, que conta com atendimento de alta tecnologia, como a Unidade de Dor Torácica”.
         O deputado estadual Alcebíades Sabino dos Santos, que também havia indicado a instalação da unidade no município, acompanhou o secretário Sérgio Côrtes na visita.
         UPA - A UPA 24 horas de Rio das Ostras será uma unidade do tipo III com 1580 m2 de área construída, preparada para atender a 500 pacientes por dia. A Unidade contará com quatro leitos de UTI, 10 leitos de observação para adultos e quatro, para crianças, dois quartos de isolamento, além de aparelhos de raio-x, eletrocardiograma e laboratório de análises clínicas. As instalações devem estar prontas em outubro e a UPA deverá estar toda equipada para inauguração em dezembro deste ano no Município.
         Com o pronto-atendimento, a UPA vai reduzir a crescente demanda do Pronto-Socorro, que passou de 350 atendimentos por dia, em fevereiro, para a média atual de quase 700.  
         EDUCAÇÃO E SAÚDE – A área vai abrigar, além da UPA, outra obra construída em parceria entre Prefeitura e o Governo do Estado, uma escola técnica. A construção da escola também atende a uma antiga reivindicação da Administração Municipal e da população riostrense.
         Durante o encontro, o secretário Sérgio Côrtes conheceu ainda o projeto das obras do novo Quartel de Bombeiros de Rio das Ostras, que também será construído pela Prefeitura em terreno doado pelo Município, assim como a sede da 3ª Cia e do 32º Batalhão da Polícia Militar no Município.
         PRESENÇAS – Participaram da visita técnica também o vice-prefeito, Wilton Broder, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Afonso, os vereadores Orlando Ferreira Neto, Robson Carlos Gomes, Ademir de Andrade, Alberto Moreira Jorge, Rosenildo Viana e Luiz Roberto Gomes, além do prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos.

 



Nenhum comentário:

NOTÍCIAS

O Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP) elaborou um parecer sobre o papel do município na segurança pública.
- são vários ítens, informaremos aos poucos.
Por deliberação da Sessão Plenária deste Conselho, apresenta-se a seguir um parecer sobre o Papel do Município na Segurança fruto do debate nacional realizado nestes últimos anos e, em especial, intensificado com a Implementação do Programa Nacional de Segurança Pública ( PRONASCI) e através da realização das diversas etapas da Conferência Nacional de Segurança Pública que mobilizou mais de 500 mil pessoas em nosso país, ao longo do ano de 2009.
- A política de segurança pública depende muito das ações dos governos locais, ou seja, os municípios estão aptos, juntamente com os Estados e o Governo Federal para atuarem permanentemente na prevenção da violência, por meio de políticas públicas sociais e urbanas;
- Considera-se que a Administração Municipal interfere de forma direta e sensível nas condições de vida da população;
- Cabem aos municípios a normatização e, com apoio dos órgãos policiais, a fiscalização de posturas relativas ao ordenamento e uso e ocupação do espaço urbano que influi direta ou indiretamente com a segurança nas cidades e contribui para a prevenção de determinados delitos;
- Para exercitar o seu papel na segurança pública, considera-se fundamental a existência de um órgão gestor de primeiro escalão da política municipal de segurança urbana com atribuições de coordenação e articulação das ações de prevenção da violência e da criminalidade com envolvimento direto do Prefeito Municipal;
- A inclusão dos Municípios no setor de segurança pública amplia a concertação federativa nesta política específica e coloca a prevenção, complementarmente às ações de repressão qualificada, como referência estratégica na implementação da política nacional de segurança pública, que está sendo construída. Nessa perspectiva, a constituição e a consolidação dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipais são também fundamentais, como estrurturas institucionais que favorecem a integração e a gestão compartilhada entre o três níveis de governo;
- O foco da atuação do município deve ser a prevenção a violência, sem prejuízo de desenvolver ações de controle e fiscalização dos espaços públicos, assim como ações de recuperação de espaços públicos e promoção de direitos das pessoas;
- Recomendação de que os municípios implantem os Gabinetes de Gestão Integrada (GGI-M) como instâncias de articulação entre os entes federados;
- INSERIR NO CURRÍCULO E NO CALENDÁRIO ESCOLAR EM TODOS OS SISTEMAS DE ENSINO: Semana de Prevenção a sinistro; aulas de primeiros socorros; temas afetos à Defesa Civil, à Educação para o Trânsito, à pessoa com deficiência, à Educação Ambiental e à Segurança Pública;
* em breve, maiores informações neste Blog.