sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CAMPANHA: LOTADA NÃO

A Polícia Militar e a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbana, SEMOC,de Rio das Ostras, estão realizando operações nas ruas da cidade para combater o transporte irregular de passageiros. A fiscalização está sendo intensificada a cada dia e a cada denúncia, além das câmeras de monitoramento facilitar essa operação.
A legislação municipal de Rio das Ostras, permite que apenas os veículos cadastrados na Prefeitura e com capacidade para levar de 12 a 16 passageiros façam o transporte alternativo na cidade. Os proprietários dos carros de passeio que forem flagrados fazendo lotada podem ser punidos com multa, apreensão do veículo e perder  pontos na carteira.
Os carros apreendidos serão levados para o depósito municipal.
A população precisa estar consciente dos perigos que envolvem a utilização do transporte pirata. Esses veículos, no geral, não passam por vistoria e trafegam sem as mínimas condições de segurança, isso sem falar dos motoristas que, por muitas vezes, não têm sequer habilitação, veículo sem o devido seguro de passageiros, além de não sabermos quem é o motorista, “pode ser uma pessoa de má índole”. Não podemos compactuar com aqueles que insistem na “bandalha”, colocando diariamente em risco a vida de centenas de pessoas.
Vamos lutar por um transporte justo e digno para nossa população e não alimentar um segmento (lotada) que está completamente fora da Lei.
“No afã de chegarmos ao destino na hora pretendida podemos está atrasando nossa viagem pra sempre, pense nisso”.
         

Rio das Ostras aumenta o quadro de Guardas Municipais.

Dia 18 de março último, nosso Conselho de Segurança, esteve presente na solenidade de  formatura da 5ª turma da Guarda Municipal realizada no Colégio Professora América  Abdalla. 
Essa turma composta de 37 guardas recebeu treinamento  de  instrutores da própria Guarda Municipal.
Estamos acompanhando os trabalhos desta secretaria, Guarda Comunitária, Defesa Civil, Proteção Ambiental, Guardas Vidas, Fiscais de Transito, Controle de Trânsito, Monitoramento da Cidade através de Câmeras, etc, enfim, da pra entender porque a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano , SEMOC, está em busca da "EXCELÊNCIA". 

"A SEGURANÇA PÚBLICA E A ORDEM PÚBLICA QUE QUEREMOS TEM QUE TER A PARTICIPAÇÃO DE TODOS"

A SEMOC está fazendo a parte dela, que tal fazermos a nossa.







quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MORADORES E SOCIEDADE ORGANIZADA PRESTIGIAM E FORTALECEM A 7ª REUNÃO DO CCSP-RO.

Conforme calendário, o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Rio das Ostras realizou dia 09 de fevereiro último, sua 7ª reunião, desta vez foi na Escola Municipal José Luiz de Lemos, no bairro Mariléa..

"A presença de moradores do bairro e de outras localidades, aliada as presenças de autoridades de segurança pública e  municipais deixaram bem claro o importante e eficiente trabalho do Conselho de Segurança Pública de Rio das Ostras", disse Maia, presidente do conselho.

Durante a reunião uma das reivindicações dos moradores foram sobre a deficiência de iluminação pública na rua Valença, Mariléa, onde possui ponto de prostituição.Solicitaram ronda mais efetiva da GM e da PM. Pediram ação aos produtos pirateados na feirinha e em outros pontos de ambulantes na cidade.
Outra reivindicação, foi a retirada de carcaças de automóveis espalhadas por vários pontos da cidade. " Essas carcaças são focos de Dengue e esconderijo de marginais", disse uma participante da reunião. 

Um dos ponto mais crítico da reunião foi a denúncia sobre assaltos na Rua Vinícius de Morais, bairro Recanto, próximo CENEC. Como também, fiscalização de obras no Âncora e queda constante de energia elétrica na cidade ( AMPLA). O local citado como Portelinha, também foi alvo de grande reivindicações, pois informam séries de assaltos, furtos e drogas no local.


O secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Cel. Sérgio Pinto, informou que estão chegando mais 12(doze) câmeras para dar mais tranquilidade aos munícipes. E que já foi incorporada mais 10 viaturas, que reforçará toda cidade.

Estavam presentes a reunião, o vice prefeito Broder, o sargento Pani, substituindo o Cap.PM. Talles, o Doutor Avelino, delegado substituto, Cel. Sérgio Pinto, secretário da SEMOC,  sociedade organizada dentre outros.

PRÓXIMA REUNIÃO ACONTECERÁ DIA 17 DE MARÇO NO CLUBE DOS AMIGOS, BAIRRO PALMITAL, SEMPRE ÁS 19 HORAS.

Agradecimentos também para toda diretoria do conselho que deram sua contribuição voluntária.
Vice presidente, Silvia
Conselho de Ética, Ieda Maria
Conselho de Ética, Alessandra Santos
1º Secretário , Paulo Tartarini
Diretora de Assuntos Comunitários, Eunice Dias



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CAVALO NA AVENIDA

Estamos já algum tempo "convivendo" com  um cavalo de grande porte nas ruas de nosso loteamento. Esse animal pertence a casa de numero 1333 da avenida Rodrigues de Melo, aqui no Praiamar. Entendemos que esse tipo de animal deva ser criado em zona rural e não em zona urbana.

Criação de animais na área urbana causa mau cheiro e incomoda a população. A vigilância Sanitária pode agir.

Essa situação está se tornando "INSUPORTÁVEL", e os moradores estão indignados com a criação e manutenção desse cavalo aqui no loteamento, área urbana.
O mal cheiro provocado por esse animal causa desconforto para vizinhos, como também para quem transita pelas ruas, além da infestação de moscas, baratas, ratos, carrapatos, etc. e, consequentemente, aumenta o risco de doenças. A mosca por exemplo, é um dos maiores causadores de enfermidades.
Esse animal fica de um lado pro outro da avenida com uma corda esticada, um motoqueiro ou outro tipo de veículo certamente se acidentará nessa corda esticada. Além do perigo de uma criança for mexer no animal e levar um forte coice.

A foto deste cavalo no escuro, foi tirada quarta feira por volta das 23 horas, quando um morador por pouco não o atropelou, pois o referido cavalo se encontrava no escuro, no meio da avenida.

Isso, no nosso entender, já pode ser considerado problema de SAÚDE PÚBLICA e ORDEM E POSTURA.

Solicitamos aqui, que, antes que aconteça uma tragédia, esse animal seja apreendido e levado para um local apropriado.



FAIXAS DE SEGURANÇA NA RODOVIA

Nosso Conselho de Segurança Pública, solicitou a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano do Município - SEMOC, por motivo de segurança, tanto dos motoristas quanto dos pedestre, a melhoria de sinalização da rodovia Amaral Peixoto. Imediatamente esta secretaria, que tanto prima pela Ordem Pública, acatou a solicitação e já iniciou há dias atrás os trabalhos de pinturas da pista (conforme foto). Em breve, as faixas de travessia de pedestres serão pintadas, para maior segurança também dos pedestres.
 Vale lembrar que o município de Rio das Ostras, tem como prioridades os investimentos em : Saúde, Educação e Segurança Pública. Em breve será instalado aqui no Praiamar, o Batalhão da Polícia Militar e o Batalhão de Corpo de Bombeiros. SEGURANÇA PARA TODOS.
                                                    
 Nossos agradecimentos a SEMOC,  pela grande colaboração que tem dado na segurança pública desse município. Parabéns


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

IBGE - CENSO 2010

Vamos aqui dar uma mostra do quanto essa cidade cresceu em termos populacional, de uns anos pra cá.

Loteamento Enseada das Gaivotas:

Em 2007 - 241 domicílios
Em 2009 - 673 domicílios com 1219 habitantes
Um crescimento de 179%

Loteamento Praiamar: 

Em 2007 - 62 domicílios
Em 2009 - 147 domicílios com 270 habitantes
Um crescimento de 137%

Loteamento Floresta das Gaivotas:

Temos 147 domicílios com 269 de habitantes

Loteamento Bosque de Areia:

Temos 273 domicílios com 426 habitantes

Loteamentos Praiamar, Floresta das Gaivotas e Bosque de Areia, administrados pela Associação de Moradores - AMARFLOR.

- 567 domicílios com 965 habitantes


Em nossa cidade não existe bairros, e sim loteamentos. Existirá bairros, logo que se coloque em prática o Plano Diretor.

Temos no município quase 70 (setenta) loteamentos que se transformarão em 9 bairros e 4 núcleo urbanos (Rocha Leão, Mar do Norte, Cantagalo e a Zen). Essa divisão é pouco utilizada. Os bairros ainda estão identificados por letras (ex.: Bairro A, Bairro B, etc). Fica mais fácil identificar pelo nome das localidade: Praiamar, Enseada das Gaivotas, etc.

Veja em anexo o mapa sugerido pelo OP, Orçamento Participativo.

Espero ter ajudado a esclarecer algumas duvidas.

Fonte Secplan


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PROJETO NATUREZA E ARTE

 Anunciamos ontem a abertura do Projeto Natureza e Arte que está acontecendo no Parque dos Pássaros, e como sempre, estivemos lá prestigiando. Também estavam presentes vários amigos riostrenses, como a unida turma do Projeto Caminhantes de Rio das Ostras. Tatá Costa sempre dando seu show de competência e simpatia. O artista plástico SILVA foi o ponto alto do evento. Suas peças trabalhadas em grãos de areia mostrou toda habilidade desse grande artista riostrense. Visitem, prestigiem. Vocês passarão momentos muito agradáveis.










PONTO DE ÔNIBUS NO PRAIAMAR

Conforme anunciado ontem, dia 16, a SEMSP, já está sendo instalado o nosso ponto de ônibus que foi retirado por motivo de um acidente de carro. Aguardamos essa montagem o mais rápido possível, pois a necessidade é grande. Nossa associação buscando melhorias.

Prefeitura instalará mais câmeras de segurança em Rio das Ostras

Cidade contará com 20 pontos com equipamentos de gravação
A instalação será possível pois terá mais um cabo com 12 fibras óticas, em uma parceria com a Embratel.

Em breve o programa Olho Vivo será ampliado. Mais 12 câmeras de monitoramento serão
instaladas pela Prefeitura e se somarão as oito já existentes. O objetivo é fortalecer o
monitoramento do trânsito e auxiliar o trabalho das polícias quanto à segurança no município.
A instalação será possível porque a Prefeitura terá mais um cabo com 12 fibras óticas, em uma parceria com a Embratel. Além das obras para a instalação das câmeras, novas obras para a implantação de fibras óticas estão sendo realizadas na cidade para melhorias dos sistemas de comunicação.

O prefeito Carlos Augusto comemora a conquista. “Não mediremos esforços para continuar
investindo em ações que mantenham a qualidade de vida e o bem-estar da população. Embora garantir a segurança pública não seja a principal finalidade das câmeras, elas contribuem, junto com a atuação eficiente de nossa Guarda Municipal e a nossa integração com as polícias, para coibir delitos”.

Criado há pouco mais de um ano pela Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, o
programa Olho Vivo mantém oito câmeras instaladas em locais estratégicos da cidade para
auxiliar o ordenamento do trânsito e aumentar a segurança da população. Diariamente, um guarda municipal e um policial militar, em sistema de rodízio, ficam na Central fazendo o monitoramento, durante 24 horas. Os equipamentos têm capacidade de captação de imagens em 360 graus e podem aumentar o foco em até 32 vezes.

O comandante da 3ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Tales Borges, avalia que as câmeras da Prefeitura de Rio das Ostras ajudam a coibir a ação de marginais, uma vez que eles sabem que estão sendo “vigiados”. O comandante acredita ainda que as câmeras contribuem para facilitar que o policiamento seja feito em outros locais onde elas ainda não estão instaladas. “As câmeras contribuíram para aumentar o potencial do monitoramento da PM. A nossa parceria reafirma o compromisso com a Prefeitura para proporcionar melhorias na segurança pública do município e da população”, declarou o comandante.


Nova chefe de Polícia do Rio diz que seu desafio é lutar pelos bons policiais

Martha Rocha substituiu Allan Turnowski, que deixou o cargo.

A nova chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Martha Rocha, disse nesta terça-feira (15) que o grande desafio que assume é lutar pelos bons policiais da instituição. Na primeira entrevista coletiva após o anúncio do seu nome para o cargo, a delegada afirmou que é importante que a polícia tenha uma corregedoria forte.

"Acho que a gente tem que ter uma polícia bem treinada, qualificada. Acho que temos que ter sim, uma corregedoria forte. O bom policial não teme a corregedoria forte. Ele deseja uma corregedoria forte", disse.

E acrescentou: "Vejo o desafio pelos bons policiais que existem. Os bons policiais exigem de seu chefe de polícia dedicação, competência, coragem, abnegação. Então, eu vejo o desafio por esses bons policiais. Por cada homem e mulher que a cada dia no seu plantão demonstra competência e coragem. A gente quer fortalecer a ponta, levar uma eficiência no atendimento. Então eu prefiro ver o desafio por aquele que quando a instituição é atingida também se sente
atingido.”

Sobre sua equipe, Martha Rocha afirmou que já pensou em alguns nomes e que amanhã (quarta-feira) ela e o secretário de Segurança Pública do estado, José Mariano Beltrame, devem começar a definir os quadros. “Nunca me vi como chefe de polícia, por isso, não tenho os nomes de uma equipe dentro da bolsa,” disse.

Ao apresentar a nova chefe de polícia aos jornalistas, Beltrame fez também elogios ao seu antecessor, Allan Turnowski, que deixou o cargo no início da tarde.

“A delegada tem uma história de 29 anos de polícia. Será muito difícil por estar substituindo um grande policial, um homem que deixou a sua marca. Isso só aumenta a sua responsabilidade. Mas ela é uma pessoa que está plenamente afinada com os propósitos e os horizontes que nós temos de segurança pública desde que aqui iniciamos em 1º de janeiro de 2007. Fiz várias consultas e pesquisas e o nome da senhora foi praticamente uma unanimidade," disse, se dirigindo à nova colaboradora.

Saída 4 dias após Operação Guilhotina

A saída de Turnowski acontece dias após a Operação Guilhotina, na qual foram presos 30 policiais militares ou civis, que ajudavam traficantes, milicianos e contraventores, com informações sobre as operações policiais, negociando material de apreensão e até dando proteção a criminosos.

Entre os presos está o delegado Carlos Oliveira, ex-braço direito de Allan Turnowski. O então chefe de Polícia Civil chegou a ser chamado para prestar esclarecimentos na sexta-feira (11) passada.

Draco

A Delegacia de Repressão contra o Crime Organizado (Draco) do Rio amanheceu fechada pelo segundo dia consecutivo, nesta terça-feira (15), no Centro da cidade.

Na segunda-feira (14), primeiro dia em que a delegacia passou a ficar subordinada diretamente à Secretaria de Segurança, e não mais à Polícia Civil, Allan Turnowski entregou à Corregedoria Interna de Polícia (Coinpol),documentos de investigações que, segundo ele, apontam irregularidades na Draco, e comprometeriam o delegado Cláudio Ferraz e um inspetor.

Ferraz ajudou na Operação Guilhotina, que prendeu o delegado Carlos Oliveira, ex-subchefe operacional da Polícia Civil, que respondia na hierarquia apenas a Turnowski.

CIDADE: Melhorias para o transporte público de Rio das Ostras

Parceria entre município e Estado beneficiará usuários de coletivos

Detro poderá autorizar os veículos que fazem o itinerário até a Zona Especial de
Negócios irem até Parque de Tubos.

Para viabilizar ainda mais melhorias para a população que utiliza o transporte coletivo
em Rio das Ostras, representantes da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano
se reuniram na última quarta-feira, dia 16, na sede do Departamento de Transportes
Rodoviários (Detro) e fizeram algumas solicitações.

O coordenador de Controle Urbano, Miguel Narcizo, reforçou o pedido feito por ofício
pelo prefeito Carlos Augusto para que o Detro autorize os veículos que fazem o itinerário
até a Zona Especial de Negócios irem até Parque de Tubos, o que não é permitido devido
ao terminal rodoviário estar localizado em outra cidade. “Isso é uma reivindicação
do prefeito e do secretário de Ordem Pública, Coronel Sérgio Pinto, que ressaltam a
segurança que a medida proporcionará a população, caso seja autorizada pelo Detro”,
disse o coordenador.

Pelo fato de o transporte só poder circular dentro da área do município, muitos usuários
de coletivos tem que caminhar cerca de 800 metros às margens da Rodovia a fim de
chegar ao terminal para pegar outra condução.

Em nome da Prefeitura de Rio das Ostras, Miguel Narcizo também fez a solicitação ao
Detro para o aumento do número de veículos que fazem o transporte coletivo para Macaé.

Passe de gratuidade - A Secretaria de Ordem Pública e a Secretaria de Bem-estar
Social entregaram, há duas semanas, 450 carteiras de transporte público municipal para
idosos e portadores de necessidades especiais. O documento, como previsto na Lei 785/
2003, facilita a identificação do beneficiário e garante o direito de ir e vir, melhorando o
deslocamento deles a todos os pontos da cidade.

Ainda assim, o Governo Municipal entende que a fiscalização sobre a gratuidade no
transporte precisa ser permanente. Desta forma, foi solicitado também que as ações
sejam intensificadas para garantir que todos os idosos e deficientes utilizem os coletivos
gratuitamente. Além disso, o coordenador de Controle Urbano pediu mais atenção do
Detro quanto ao estado de conservação e segurança dos veículos.

A Secretaria encaminhou ao Detro um DVD com as imagens captadas pela Central de
Monitoramento da Guarda Municipal mostrando alguns veículos que fazem o transporte
irregular dentro do município de Rio das Ostras. Na ocasião, técnicos do Departamento,
entre eles o diretor operacional, João Cassimiro, pediram apoio da Prefeitura de Rio das
Ostras para ajudá-los a intensificar as ações de fiscalização de veículos que fazem o
transporte Intermunicipal.

O coordenador de Controle Urbano, Miguel Narcizo, falou sobre a urgência na
oficialização de um convênio que possibilite a Secretaria de Ordem Pública usar nas
ações de fiscalização o Palm top, mesmo equipamento utilizado pelo Detro. O aparelho
eletrônico permite que, ao digitar a placa do veículo, todos os dados do proprietário sejam
identificados. Além disso, o pedido justifica-se por possibilitar ao Guarda de Trânsito uma
atuação mais dinâmica, já que o Palm facilita o preenchimento da guia de multa e confere

uma margem de erro menor que a guia manuscrita.

O coordenador de Controle Urbano informou que os Guardas Municipais da Secretaria
de Ordem Pública poderão também, depois de publicado no jornal Oficial, fiscalizar e
apreender os veículos que fazem o transporte intermunicipal que estejam em desacordo
com as normas do Detro e do Código Brasileiro de Trânsito.

PONTO DE ÔNIBUS

Meses atrás, houve um acidente de carro onde o condutor "retirou" o ponto de ônibus do Praiamar, KM 153. Nossa associação de moradores foi em busca de soluções, e, dito pela secretaria de serviços públicos - SEMSP, o mesmo será colocado até sexta feira próxima, ou seja, dia 18 de fevereiro. Vamos aguardar o retorno dessa cobertura que muito nos faz falta.



Pedido:

Caro Maia,

Todas as iniciativas realizadas pela associação são mt importantes para os moradores e esta sem dúvida irá ajudar bastante.

Vamos aguardar até 6ª feira.

Abraços
Guilhermina Rocha


UM POUCO DE ITAPEBUSSUS PARA VOCÊS

Só um pequeno detalhe, os barcos atracados estavam com autorização do DEPA e monitorados por eles.

Outro detalhe, É EXPRESSAMENTE PROIBIDO, levar animais que não pertencem ao habitat, fazer churrasco, veículos motorizados, deixar lixo, pichar, remover flora e fauna, dentre outras ações

Você pode : se divertir, curtir o paraíso, preservar a natureza e agradecer a Deus pelo belo lugar.

Pra quem não sabe :

O nome Itapebussus é originário de Tupi Guarani e significa " Grande Pedra Chata", referente a um gigantesco platô de pedra, localizado depois da terceira praia.

Bom divertimento, mas, se comportem, rsrsrs









REPRESSÃO COM INTELIGÊNCIA

Na semana passada, um carro estava  transportando na caçamba, 04 funcionários da empresa de iluminação pública, AMPLA, o que é proibido pelo Código Nacional de Trânsito.

Não foram muito longe. Uma viatura da PM, 32º BPM, 3ª CIA, fez uma abordagem muito inteligente, sem estardalhaço e sem chamar a atenção de ninguém que passava pelo local. Imediatamente os funcionários desceram e seguiram seu caminho de modo bem diferente.

Parabéns a Polícia Militar que, juntamente com a Civil e a Guarda Municipal, vem realizando um ótimo trabalho no município de Rio das Ostras.


PROJETO NATUREZA E ARTE

   Começa hoje, dia 16 de fevereiro e vai até 13 de março, no Hall do Parque dos Pássaros o maravilhoso Projeto Natureza e Arte desenvolvido pelo nosso competente e amigo Tata Costa. Com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras. 

Já fui outras vezes, e recomendo.

Hoje o horário: 19 horas

demais dias, de 09 as 16h.

Esperamos vcs lá.



Esperamos vcs lá.

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

Foi criada uma lei, na mesma época em que foi criada a lei seca, que
só pode ser renovada a carteira durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da
mesma.

Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamentee o condutor será obrigado a prestar todos os
exames
novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira.

Esta lei não foi divulgada como a lei seca e mais de 3.000 pessoas só na cidade de SP no mês de
outubro de 2008,
perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames.

Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH.
Só por alto, fora a multa, para tirar novamente a CNH, fica por volta de R$ 1.200,00 e
leva + ou - de 2 a 3 meses, isso se você passar por tudo da 1ª vez.

As mudanças começaram a valer no dia 1º de janeiro de 2010.Serão incluídos novos conteúdos,
além de uma nova carga horária.

O Diário Oficial da União (DOU) publicou (22/11/2008)uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito
(CONTRAN) que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista.

Entre as mudanças está a carga horária do curso teórico que vai passar de 30 para 45 horas aula
e a do prático, de 15 para 20 horas aula.Serão incluídos novos conteúdos, como as conseqüências
da ingestão de bebidas alcoólicas e cuidados especiais com motociclistas.

As mudanças começam a valer no dia 1º de janeiro de 2010.Quem já tiver iniciado o processo
antes disso ainda vai pegar as regras antigas.

ALÉM DISSO: Providenciar com urgência a retirada do plástico e trocar o extintor por um cheio.

Mais uma regulamentação - sem a devida divulgação!!!!

Agora é norma do CONTRAN e dá uma multa de R$ 127,50 para quem for apanhado fora da lei :
O extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a
embalagem.

Tire a embalagem plástica e deixe o acesso ao extintor livre.

Não esqueça -- se um policial rodoviário, estadual ou federal parar seu carro e verificar que
o extintor está protegido pelo saco plástico- ele vai te autuar - 5 pontos na carteira;
e você só segue viagem após tirar o plástico, desde que o bendito extintor esteja com
a validade em dia ( e mais os tais R$ 127,50 ).

AJUDE SEUS AMIGOS E REPASSE, AFINAL ESTA É MAIS UMA "MARACUTAIA"
QUE O GOVERNO FAZ PRA TOMAR NOSSO DINHEIRO E NOSSO TEMPO...
Caso ela só vença nos próximos anos, fixe umaviso no final da agenda e vá passando para a
próxima ao trocá-la.




FALTA RESPEITO, FALTA FISCALIZAÇÃO

- Infelizmente em nosso País, não adianta só colocar as placas de advertências. Temos que ter Leis pertinentes as infrações, além dos valores (altos) das multas divulgados, mas nada disso vai surtir efeito se não tiver uma FISCALIZAÇÃO ATUANTE E SEMPRE PRESENTE.

Estamos sentindo isso na "pele", bem de pertinho, aqui na ÁRIE DE ITAPEBUSSUS. ÁRIE quer dizer: Área de Relevante Interesse Ecológico

Essa ARIE é um habitat de espécies de flora e fauna em risco de extinção.
Solicitamos aqui, ajuda da secretaria de meio ambiente, SEMAP, que atue no local, “DIÁRIAMENTE”.

As fotos em anexo dizem por si só. Fotos tiradas no último domingo, dia 13 de fevereiro. Motos desbravando as águas e as trilhas, carcaças de geladeiras e de ar condicionado servindo de churrasqueiras, bem debaixo da placa de advertência “proibido churrasco”. Cães como, Pit Bul e Rotwailler trazendo risco de ataque e doenças para crianças e adultos que freqüentam essa praia. Os Costões Rochosos estão todos pichados por vândalos. Lixo por todo lado. Enfim, onde está a fiscalização ambiental.

Nossa associação de moradores tem feito um trabalho de conscientização e de repreensão nesse local, mas, nossa autoridade é só de conscientizar e repreender, não temos autoridade para recolher nem multar. Essa ação compete a secretaria de meio ambiente, a qual não tem feito nenhuma ação para que esse e outros problemas sejam resolvidos aqui em Itapebussus.

As Leis e punições, como valores de multas, ficam por conta da Câmara Municipal de Rio das Ostras e Procuradoria do município.










MATO SECO, CALOR INTENSO, SOL FORTE, INCÊNDIO NA CERTA

Semana passada, nem a nossa associação de moradores ficou livre de ser queimada, uma parte, por causa do calor intenso que assola nossa cidade e todo o estado do Rio de Janeiro. Por sorte, tivemos imediata ação de alguns moradores e também a ajuda de Guardas Municipais aqui do Praiamar. Acreditamos que esse incêndio tenha sido acidental. Pois quase toda cidade está sofrendo com essas queimadas. Vamos tomar muito cuidado para que essas queimadas não provoquem vítimas. Estamos na contagem regressiva para a instalação do quartel do Corpo de Bombeiros aqui no Praiamar. Vamos comemorar muito esse grande projeto que o nosso município está trazendo.







NOTÍCIAS

O Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP) elaborou um parecer sobre o papel do município na segurança pública.
- são vários ítens, informaremos aos poucos.
Por deliberação da Sessão Plenária deste Conselho, apresenta-se a seguir um parecer sobre o Papel do Município na Segurança fruto do debate nacional realizado nestes últimos anos e, em especial, intensificado com a Implementação do Programa Nacional de Segurança Pública ( PRONASCI) e através da realização das diversas etapas da Conferência Nacional de Segurança Pública que mobilizou mais de 500 mil pessoas em nosso país, ao longo do ano de 2009.
- A política de segurança pública depende muito das ações dos governos locais, ou seja, os municípios estão aptos, juntamente com os Estados e o Governo Federal para atuarem permanentemente na prevenção da violência, por meio de políticas públicas sociais e urbanas;
- Considera-se que a Administração Municipal interfere de forma direta e sensível nas condições de vida da população;
- Cabem aos municípios a normatização e, com apoio dos órgãos policiais, a fiscalização de posturas relativas ao ordenamento e uso e ocupação do espaço urbano que influi direta ou indiretamente com a segurança nas cidades e contribui para a prevenção de determinados delitos;
- Para exercitar o seu papel na segurança pública, considera-se fundamental a existência de um órgão gestor de primeiro escalão da política municipal de segurança urbana com atribuições de coordenação e articulação das ações de prevenção da violência e da criminalidade com envolvimento direto do Prefeito Municipal;
- A inclusão dos Municípios no setor de segurança pública amplia a concertação federativa nesta política específica e coloca a prevenção, complementarmente às ações de repressão qualificada, como referência estratégica na implementação da política nacional de segurança pública, que está sendo construída. Nessa perspectiva, a constituição e a consolidação dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipais são também fundamentais, como estrurturas institucionais que favorecem a integração e a gestão compartilhada entre o três níveis de governo;
- O foco da atuação do município deve ser a prevenção a violência, sem prejuízo de desenvolver ações de controle e fiscalização dos espaços públicos, assim como ações de recuperação de espaços públicos e promoção de direitos das pessoas;
- Recomendação de que os municípios implantem os Gabinetes de Gestão Integrada (GGI-M) como instâncias de articulação entre os entes federados;
- INSERIR NO CURRÍCULO E NO CALENDÁRIO ESCOLAR EM TODOS OS SISTEMAS DE ENSINO: Semana de Prevenção a sinistro; aulas de primeiros socorros; temas afetos à Defesa Civil, à Educação para o Trânsito, à pessoa com deficiência, à Educação Ambiental e à Segurança Pública;
* em breve, maiores informações neste Blog.